Roteiro programa de Rádio Intelectuais da História

(som de um rádio sintonizando )

 

Rádio Brasil

MAIS QUE UMA RÁDIO, UMA REFERÊNCIA.

(Propagandas de rádio).

A Hora do Brasil

(música do programa A Hora do Brasil)

(som de aplausos)

– Locutor: Alô meus amigos e minhas amigas que estão ouvindo a rede Brasil de rádio. Alô Dona de casa, bom dia muito bom dia, alô empregadas domesticas, bom dia, alô criançada bom dia, bom dia, alô trabalhadores do meu Brasil, Alô Brasil bom dia, bom dia.Está no ar A Hora do Brasil,com noticias,informações,cultura e música.Será um prazer passar essa linda manhã de domingo com vocês.(aplausos)

-Locutor: E hoje teremos a presença da maravilhosa Dalva de oliveira, que irá encher nos ouvidos com o seu suave cantar.

Como é de conhecimento de todos o último domingo do mês,o tema de nosso programa e voltado para o conhecimento histórico,e para hoje o tema escolhido foi a ‘’Primavera dos povos’’(aplausos)

Rádio Brasil

                             MAIS QUE UMA RÁDIO UMA REFERÊNCIA

Locutor: E para dar inicio ao nosso assunto teremos a presença de uma historiadora, com vocês Laura de Assis (aplausos).

– Bom dia Laura, bom dia é um prazer recebe-lá em nosso programa.

Laura:- Bom dia Amélia, o prazer é todo meu, Bom dia Brasil.

Locutor: Bom Laura creio que muitos de nossos ouvintes,e nossos espectadores aqui presentes não tenho conhecimento do que foi a ‘’Primavera dos povos’’,como você sabe nosso programa tem um foco diferenciado procuramos sempre levar o conhecimento a população brasileira,a informando de acontecimentos passados que foram de importância para a historia da humanidade. Então Laura o que de fato foi a ‘’Primavera dos povos’’?

Laura: Primavera dos Povos é o nome que se dá a uma série de movimentos revolucionários de cunho liberal que ocorreram por toda a Europa durante o ano de 1848.

 

Locutor:- 1848, foi o mesmo ano da publicação do Manifesto Comunista, obra do pensador Karl Marx e Friedrich Engels, que defendia a mobilização dos trabalhadores. Marx e Engels convocaram os trabalhadores à luta,

Laura:- Sim! E A publicação do manifesto comunista alimenta mais a chama de mudança que estava acessa por toda a Europa. O cenário político do século XIX estava mergulhado nas ideias disseminadas pela Revolução Francesa, e a ascensões de tendências nacionalistas e socialistas contribuíram significativamente para os movimentos revolucionários.

Locutor:- Laura, mas o que ocasionaram esses movimentos?

Laura:- É importante lembrar que em meados do século XIX a 1º Revolução Industrial estava a pleno vapor, e que essa estabeleceu novas relações de produção e fez surgir o movimento operário, a burguesia e o proletariado.

E Nesse contexto a burguesia exigia liberalismo político e econômico, os trabalhadores reformas sociais.

Os países europeus absolutistas combinavam as crises do campo com as que a industrialização trazia para as cidades, as monarquias absolutistas contrariavam tantos os interesses da burguesia quanto dos trabalhadores, o reis queriam deter todo o poder, tudo isso faz com que os movimentos revolucionários ganhassem mais força.

Grandes centros urbanos foram tomados por barricadas de trabalhadores,que aproveitando das novas tendências que surgiam, fizeram uma forte oposição ao regime monárquico por meio de uma série de levantes.

Locutor:- Meus caros ouvintes e espectadores pela primeira vez na História os trabalhadores foram levados em consideração por seus dirigentes. Uma grande luta pela participação popular nos governos europeus não é mesmo Laura? E agora meus caros ouvintes iremos ter o nosso intervalo e voltaremos dentro de instantes com essa fascinante história e também com a maravilhosa Dalva de Oliveira(Aplausos)

Intervalo (propagandas 2)

A Hora do Brasil

(Música de abertura do programa)

Locutor:- E vamos continuar o nosso programa com a nossa querida historiadora Laura de Assis que hoje está aqui para nos dizer o que foi a Primavera dos povos!

Laura, nessa parte do programa o auditório irá lhe fazer 3 perguntas.E a primeira pergunta é?

Em quais países ocorrem os movimentos revolucionários de 1848?

Laura:- Boa pergunta!Os movimentos revolucionários ocorreram em vários países da Europa, cada um com suas características específicas. Entre eles destacam-se a Itália, Hungria, Áustria, Alemanha, e França.

Locutor: -2º pergunta: Os movimentos revolucionários 1848 conseguiram estabelecer as mudanças que exigiam?

Laura:- Não, a maioria dos movimentos foram reprimidos com violência, um dos poucos triunfos aconteceu na França, a Segunda  Republica francesa é proclamada. As mudanças sociais que os movimentos tanto ansiavam acabaram sendo sufocadas.

Locutor:- 3º Pergunta: Quais foram as consequências da Primavera dos povos?

Laura:- A primavera dos povos mudou o perfil político do mundo europeu. Os movimentos revolucionários de 1848 foram fundamentais para que posteriormente as monarquias ainda absolutistas se tornassem constitucionais, ou se transformassem em repúblicas, também contribuíram para as unificações nacionais e o surgimento de novos Estados, redesenhando o mapa Europeu.

Locutor:- Bom ai está senhoras e senhores, espero que tenha gostado! Muito obrigada por sua participação Laura de Assis, você sempre será bem vinda aqui em nosso programa.

Laura:- Eu que agradeço a oportunidade de ter participado desse programa, espero voltar mais vezes!

Locutor:- Certamente Laura! Caros ouvintes o próximo tema que será abordado Na Hora da História será As unificações nacionais no século XIX. E agora como tinha dito para fechar o nosso domingo com chave de ouro ela, a maravilhosa a espetacular e encantadora Dalva de Oliveira!(aplausos)

(Música Dalva de oliveira)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s